terça-feira, 8 de março de 2011

DIA DA MULHER

Dia 8 de Março dia Internacional da Mulher.

Quantas coisas aconteceram até que esse dia fosse instaurado.

Esse dia tem como origem as manifestações das mulheres russas por "Pão e Paz". Elas lutaram por melhores condições de vida e trabalho, além de se declararem contra o ingresso da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Porém, tanto nos Estados Unidos como na Europa, já nos primeiros anos do século XX, a idéia de destacar um dia para homenagear as mulheres já havia sido cogitada. As lutas organizadas por mulheres, visando melhores condições de vida e também pelo direito do voto, foram o motivo principal da idéia.

Até hoje, podemos perceber, no mundo todo, casos onde mulheres são tratadas como inferiores. Em muitos países essa situação está ligada a questões históricas, sociais e principalmente religiosas. A liberdade é cassada, suas vozes veladas e suas vidas valem tanto quanto a de animais irracionais.

Porém, o que mais me deixa pasma é a forma como as muitas mulheres, que ao contrário das mencionadas acima, tem total acesso a liberdade, expressão e condições de decidirem tudo relacionado às suas vidas, tem permitido que cada vitória conseguida com muito esforço por mulheres no passado sejam jogadas na lama.

Depois de tanto esforço para tirar as mulheres da condição de inferioridade, é revoltante ver algumas permitirem ser tratadas, não como seres humanos feitos a imagem e semelhança de Deus, mas  como frutas e  coisas semelhantes, se expondo como objetos de consumo.

Tudo isso é um grande retrocesso!

O grande precursor da mudança de condição das mulheres em uma sociedade totalmente machista, Jesus Cristo, deve olhar com muita tristeza e decepção essa situação toda.

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.    Gálatas 5.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário